HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Segundo Schmidt (1999, p. 112), “o Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas”. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa CORRETA.
A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
O humanismo renascentista marcou o fortalecimento da cultura medieval e a influência da religiosidade na organização da educação e das práticas pedagógicas.
A produção intelectual do Renascimento, seja na ciência, na filosofia ou nas artes, demonstrava interesse em superar as contradições entre o pensamento religioso medieval e o anseio de secularização da burguesia. Nesse contexto, as bases naturais e não-religiosas da educação renascentista destacam um processo de:
consolidação do dogmatismo religioso.
enfraquecimento do racionalismo clássico.
fortalecimento do pensamento escolástico.
declínio da arte barroca.
secularização do pensamento.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, somente.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Durante quase toda sua história, a educação em Roma ficou a cargo da iniciativa particular, já que o Estado não assumia essa tarefa. Somente com o advento do Cristianismo, por volta do século IV d.C. é que surgem e se disseminam as escolas públicas, mantidas pelos municípios. De modo geral, a educação evoluiu do ensino elementar das primeiras letras, surgido antes do século IV a.C., passando pelo chamado ensino secundário, no século III a.C., até alcançar o ensino superior universitário, no século I a.C.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 83 - com adaptações)
Predominantemente humanista e universal, a educação romana aspirava à formação de um homem que ultrapassasse o ideal do sábio, muitas vezes inalcançável, estendendo-se à formação do indivíduo virtuoso – como ser moral, político e literário.
Sobre as diferentes características da educação romana nos períodos heroico-patrício, cosmopolita e imperial, julgue os itens a seguir.
I O período cosmopolita sublinhou o predomínio da educação aristocrática e os conteúdos ensinados estavam voltados para o estudo da literatura, da geografia, da aritmética, da geometria, da astronomia, da política, do direito e da filosofia.
II O período heroico-patrício caracterizou-se pela educação intelectual e formação moral dos meninos, baseando a aprendizagem na leitura, na escrita, nas reflexões filosóficas e na vivência e imitação do modelo moral paternalista.
III O período imperial é marcado por uma educação aristocrática e pela presença do Estado como responsável pela manutenção das escolas, especialmente no que dizia respeito ao ensino da medicina, da mecânica e do direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II, somente.
III, somente.
II e III.
Em meados do século V a.C., Atenas se destacava política e socialmente no mundo grego: além de ser considerada berço da democracia, a cidade era um dos maiores centros de concentração urbana; compreendia um substantivo número de estudantes e filósofos; era a sede da Academia de Platão e foi considerada um dos mais importantes ambientes do florescimento cultural e artístico da Grécia.
Em virtude dessas características, Atenas conserva um modelo de educação que:
I integrava a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e à gramática) para o desenvolvimento do espírito.
II traduzia o ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura, para o exercício intelectual e a prática política.
III privilegiava a formação militar dos guerreiros, homens fortes e corajosos a quem se destinava à guarda da cidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
O humanismo renascentista marcou o fortalecimento da cultura medieval e a influência da religiosidade na organização da educação e das práticas pedagógicas.
A produção intelectual do Renascimento, seja na ciência, na filosofia ou nas artes, demonstrava interesse em superar as contradições entre o pensamento religioso medieval e o anseio de secularização da burguesia. Nesse contexto, as bases naturais e não-religiosas da educação renascentista destacam um processo de:
consolidação do dogmatismo religioso.
enfraquecimento do racionalismo clássico.
fortalecimento do pensamento escolástico.
declínio da arte barroca.
secularização do pensamento.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, somente.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Durante quase toda sua história, a educação em Roma ficou a cargo da iniciativa particular, já que o Estado não assumia essa tarefa. Somente com o advento do Cristianismo, por volta do século IV d.C. é que surgem e se disseminam as escolas públicas, mantidas pelos municípios. De modo geral, a educação evoluiu do ensino elementar das primeiras letras, surgido antes do século IV a.C., passando pelo chamado ensino secundário, no século III a.C., até alcançar o ensino superior universitário, no século I a.C.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 83 - com adaptações)
Predominantemente humanista e universal, a educação romana aspirava à formação de um homem que ultrapassasse o ideal do sábio, muitas vezes inalcançável, estendendo-se à formação do indivíduo virtuoso – como ser moral, político e literário.
Sobre as diferentes características da educação romana nos períodos heroico-patrício, cosmopolita e imperial, julgue os itens a seguir.
I O período cosmopolita sublinhou o predomínio da educação aristocrática e os conteúdos ensinados estavam voltados para o estudo da literatura, da geografia, da aritmética, da geometria, da astronomia, da política, do direito e da filosofia.
II O período heroico-patrício caracterizou-se pela educação intelectual e formação moral dos meninos, baseando a aprendizagem na leitura, na escrita, nas reflexões filosóficas e na vivência e imitação do modelo moral paternalista.
III O período imperial é marcado por uma educação aristocrática e pela presença do Estado como responsável pela manutenção das escolas, especialmente no que dizia respeito ao ensino da medicina, da mecânica e do direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II, somente.
III, somente.
II e III.
Em meados do século V a.C., Atenas se destacava política e socialmente no mundo grego: além de ser considerada berço da democracia, a cidade era um dos maiores centros de concentração urbana; compreendia um substantivo número de estudantes e filósofos; era a sede da Academia de Platão e foi considerada um dos mais importantes ambientes do florescimento cultural e artístico da Grécia.
Em virtude dessas características, Atenas conserva um modelo de educação que:
I integrava a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e à gramática) para o desenvolvimento do espírito.
II traduzia o ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura, para o exercício intelectual e a prática política.
III privilegiava a formação militar dos guerreiros, homens fortes e corajosos a quem se destinava à guarda da cidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
consolidação do dogmatismo religioso.
enfraquecimento do racionalismo clássico.
fortalecimento do pensamento escolástico.
declínio da arte barroca.
secularização do pensamento.
A história da república romana foi marcada por inúmeras guerras. Com a deposição dos reis etruscos ocorreram movimentos de represália dos aliados das regiões vizinhas, e diferentes povos estrangeiros aproveitaram-se das lutas para tentar tomar posse de territórios, e satisfazer uma população em rápido crescimento. O escravismo, baseado no esforço sobre-humano dos prisioneiros de guerra, cresceu a ponto de quase haver mais escravos do que pessoas livres. Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império, e assim como em Atenas, o escravo romano também poderia exercer diferentes funções ou adquirir a sua própria liberdade.
Tendo em vista a predominância da escravidão na república romana, julgue os itens a seguir.
I A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes funções: afazeres domésticos, comércio, construção, agricultura e funções administrativas.
II No período republicano, a escravidão era considerada antinatural, e, por isso, fortemente condenada por pensadores e sacerdotes.
III Em geral, o trabalho escravo estava associado somente ao trabalho braçal e não atingia funções intelectuais ou administrativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, somente.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Durante quase toda sua história, a educação em Roma ficou a cargo da iniciativa particular, já que o Estado não assumia essa tarefa. Somente com o advento do Cristianismo, por volta do século IV d.C. é que surgem e se disseminam as escolas públicas, mantidas pelos municípios. De modo geral, a educação evoluiu do ensino elementar das primeiras letras, surgido antes do século IV a.C., passando pelo chamado ensino secundário, no século III a.C., até alcançar o ensino superior universitário, no século I a.C.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 83 - com adaptações)
Predominantemente humanista e universal, a educação romana aspirava à formação de um homem que ultrapassasse o ideal do sábio, muitas vezes inalcançável, estendendo-se à formação do indivíduo virtuoso – como ser moral, político e literário.
Sobre as diferentes características da educação romana nos períodos heroico-patrício, cosmopolita e imperial, julgue os itens a seguir.
I O período cosmopolita sublinhou o predomínio da educação aristocrática e os conteúdos ensinados estavam voltados para o estudo da literatura, da geografia, da aritmética, da geometria, da astronomia, da política, do direito e da filosofia.
II O período heroico-patrício caracterizou-se pela educação intelectual e formação moral dos meninos, baseando a aprendizagem na leitura, na escrita, nas reflexões filosóficas e na vivência e imitação do modelo moral paternalista.
III O período imperial é marcado por uma educação aristocrática e pela presença do Estado como responsável pela manutenção das escolas, especialmente no que dizia respeito ao ensino da medicina, da mecânica e do direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II, somente.
III, somente.
II e III.
Em meados do século V a.C., Atenas se destacava política e socialmente no mundo grego: além de ser considerada berço da democracia, a cidade era um dos maiores centros de concentração urbana; compreendia um substantivo número de estudantes e filósofos; era a sede da Academia de Platão e foi considerada um dos mais importantes ambientes do florescimento cultural e artístico da Grécia.
Em virtude dessas características, Atenas conserva um modelo de educação que:
I integrava a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e à gramática) para o desenvolvimento do espírito.
II traduzia o ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura, para o exercício intelectual e a prática política.
III privilegiava a formação militar dos guerreiros, homens fortes e corajosos a quem se destinava à guarda da cidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
II e III.
II, somente.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Durante quase toda sua história, a educação em Roma ficou a cargo da iniciativa particular, já que o Estado não assumia essa tarefa. Somente com o advento do Cristianismo, por volta do século IV d.C. é que surgem e se disseminam as escolas públicas, mantidas pelos municípios. De modo geral, a educação evoluiu do ensino elementar das primeiras letras, surgido antes do século IV a.C., passando pelo chamado ensino secundário, no século III a.C., até alcançar o ensino superior universitário, no século I a.C.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 83 - com adaptações)
Predominantemente humanista e universal, a educação romana aspirava à formação de um homem que ultrapassasse o ideal do sábio, muitas vezes inalcançável, estendendo-se à formação do indivíduo virtuoso – como ser moral, político e literário.
Sobre as diferentes características da educação romana nos períodos heroico-patrício, cosmopolita e imperial, julgue os itens a seguir.
I O período cosmopolita sublinhou o predomínio da educação aristocrática e os conteúdos ensinados estavam voltados para o estudo da literatura, da geografia, da aritmética, da geometria, da astronomia, da política, do direito e da filosofia.
II O período heroico-patrício caracterizou-se pela educação intelectual e formação moral dos meninos, baseando a aprendizagem na leitura, na escrita, nas reflexões filosóficas e na vivência e imitação do modelo moral paternalista.
III O período imperial é marcado por uma educação aristocrática e pela presença do Estado como responsável pela manutenção das escolas, especialmente no que dizia respeito ao ensino da medicina, da mecânica e do direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II, somente.
III, somente.
II e III.
Em meados do século V a.C., Atenas se destacava política e socialmente no mundo grego: além de ser considerada berço da democracia, a cidade era um dos maiores centros de concentração urbana; compreendia um substantivo número de estudantes e filósofos; era a sede da Academia de Platão e foi considerada um dos mais importantes ambientes do florescimento cultural e artístico da Grécia.
Em virtude dessas características, Atenas conserva um modelo de educação que:
I integrava a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e à gramática) para o desenvolvimento do espírito.
II traduzia o ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura, para o exercício intelectual e a prática política.
III privilegiava a formação militar dos guerreiros, homens fortes e corajosos a quem se destinava à guarda da cidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
I e II.
I e III.
II, somente.
III, somente.
II e III.
Em meados do século V a.C., Atenas se destacava política e socialmente no mundo grego: além de ser considerada berço da democracia, a cidade era um dos maiores centros de concentração urbana; compreendia um substantivo número de estudantes e filósofos; era a sede da Academia de Platão e foi considerada um dos mais importantes ambientes do florescimento cultural e artístico da Grécia.
Em virtude dessas características, Atenas conserva um modelo de educação que:
I integrava a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e à gramática) para o desenvolvimento do espírito.
II traduzia o ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura, para o exercício intelectual e a prática política.
III privilegiava a formação militar dos guerreiros, homens fortes e corajosos a quem se destinava à guarda da cidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
I e III.
A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.
A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.
A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.
A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do Crescente Fértil, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do Crescente Fértil se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.
Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Nas comunidades primitivas os ritos e mitos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados. Por isso, inclusive, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais: a educação é responsabilidade coletiva, para a vida e por meio da vida.
Acerca das características da educação nas comunidades primitivas, julgue os itens a seguir.
I A educação das crianças é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
II A educação difusa é integral e universal, pois ao mesmo tempo em que abrange todo o saber da tribo, todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
III A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
É CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, a narrativa a seguir.
Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educação iniciava aos sete anos: meninos desligavam-se da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical; meninas permaneciam no gineceu, local onde aprendiam e se dedicavam aos afazeres domésticos.
A narrativa em destaque diz respeito ao modelo de educação:
II, somente.
I e III.
I e II.
III, somente.
I, somente.